Impactos na Saúde com uso da IA
- Diagnóstico e Tratamento: A IA pode melhorar a precisão e a velocidade dos diagnósticos através de sistemas baseados em aprendizado de máquina que analisam imagens médicas, históricos de pacientes e sintomas, agilidade nas filas e agendamentos via sistemas.
- Medicina Personalizada: Algoritmos de IA podem analisar dados específicos para criar planos de tratamento personalizados, colocando o paciente ao centro (...e não um protocolo, especificamente).
- Gestão Hospitalar: IA pode otimizar a gestão de recursos hospitalares, prever surtos de doenças e melhorar a logística de atendimento, por conseguir fazer e elaborar predições mediante os dados existentes (análise de grandes volumes de dados).
As melhorias potenciais propostas no uso da IA na Saúde poderá reduzir erros médicos, poderá gerar jornadas do paciente mais ágeis e acesso mais rápido e eficiente a diagnósticos, além de auxiliar e indicar tratamentos mais eficazes e personalizados. Além de auxiliar os profissionais de saúde na adequada tomada de decisão , frente aos casos apresentados.
Impactos da IA na Educação
- Personalização do Ensino: os sistemas de IA podem criar planos de estudo personalizados com base nas necessidades e desempenho de cada aluno, elaborando trilhas de aprendizagem adequadas a cada perfil, favorecendo a aprendizagem com abordagens mais interativas e imersivas, quando aliados a sistemas e plataformas como o metaverso.
- Criação de chatbots inteligentes e assistentes virtuais que possam fornecer suporte 24/7 para alunos, auxiliando-os em dúvidas e revisões especificas.
- Administração Educacional: IA pode automatizar processos administrativos, liberando tempo para professores e administradores focarem na educação e no aluno, e não nas burocracias escolares.
Na Educação as melhorias versam pela inclusão e personalização do ensino, no aumento na eficiência e redução de custos administrativos, além da melhoria no acompanhamento do progresso dos alunos nos diversos níveis escolares.
A adoção da inteligência artificial promete melhorias significativas em eficiência, qualidade e personalização. Contudo, é fundamental também considerar os desafios éticos e regulatórios, que ainda carecem de aprofundamento, como a proteção de dados e a equidade no acesso às novas tecnologias. Um debate inclusivo e informado, envolvendo governo, setor privado, academia e sociedade civil, é essencial para maximizar os benefícios da IA e mitigar seus riscos, assim como as questões voltadas ao “ser humano” que utiliza a tecnologia sem se “desumanizar”.
Os exemplos dos impactos da IA na saúde e na educação são muito interessantes. Com base nesses casos práticos, como você acha que tais vantagens podem ser associadas a cautelas e precauções no seu uso?