A Inteligência Artificial avança tecnológicamente diariamente, seja por lançamento de novas inteligências, seja por novas "habilidades" de inteligências existentes. Vemos que cada vez mais a IA nos cerca por todos os lados. Agora surgem dispositivos com IA embarcada para potencializar a sua produtividade: Telefones celulares, notebooks, relógios, óculos e até anéis. Virou sinônimo de atualização a pessoa saber trabalhar com alguma IA. O que não pode ficar pra trás são algumas inteligências que poderão fazer a diferença no futuro, que são as inteligências naturais. Soft Skills serão cada vez mais necessárias para lidar com as consequências do uso contínuo da IA. Acho que é muito necessário que todos aprendam a lidar com a IA, principalmente a generativa, mas qual o impacto para os jovens que ainda não tiveram experiências humanas, principalmente quando se deve ter uma opinião levando em conta o que está nas entrelinhas?Em tempos de polarização de opiniões, se faz necessário cada vez mais a empatia e a compreensão dos sentimentos alheios. A inteligência artificial pode nos trazer soluções de problemas, mas não trará aquele sexto sentido, aquela percepção de identificar algo, seja aquele silêncio que precede o esporro ( como está na capa do álbum do Rappa ), ou seja aquele pedido de ajuda silencioso. Teremos em poucos anos novas profissões que hoje não existem e a preparação para isso é primordial, mas não podemos fechar os olhos para a preparação de soft skills de forma a agregar a um conjunto de habilidades de um profissional. Não pode faltar na grade curricular de cursos de tecnologia matérias como Ética, Comportamento Humano e áreas correlatas. O professor de tecnologia que atualmente aprendeu sozinho a maioria das matérias que sabe, talvez não tenha tido o acesso para aprender algumas habilidades de comportamento humano. A inteligência artificial existe para ajudar a potencializar as nossas habilidades, mas sobretudo para ajudar humanidade. Faz-se necessário que a humanidade se ajude não perdendo a sua essência e potencializando a maior de suas hablidades: Sentir.
top of page
Boas-vindas à Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil.
A primeira fase da Consulta Pública chegou ao fim, mas você ainda pode participar da conversa! Todas as contribuições enviadas até o dia 02 de dezembro de 2024 foram analisadas e serão publicadas em breve no site do ITS.
Você ainda pode compartilhar sua opinião e participar das futuras fases da Consulta. Além disso, pode continuar votando nas proposições que extraímos dessa primeira fase: Área da Saúde - Academia e Movimento Maker
bottom of page