O desenvolvimento das tecnologias digitais, já no inicio da implantação tinha como objetivo a ampliar a inteligência coletiva da sociedade humana, de modo a mais pessoas serem incluídas no processo do conhecimento. Isto é, uma força agregadora para o processo civilizatório. Isto ocorreu quando varias ditaduras de países árabes foram derrubadas (primavera árabe), mas a partir da eleição americana e a retirada da Reino Unido da Comunidade Europeia. Acende uma luz de alerta a internet estava servindo agora como uma força desagregadora do processo civilizatório (ameaçando as democracias). As tais "fake news" passam a ser o modus operante desse forca (desagregadora). A forma mais macabra dessa nova realidade se apresentou no Brasil durante a pandemia de Covid 19, causando milhares de mortos, onde um forte campanha de negação a ciência. Dificultou as aplicações de vacinas, num pais que era referencia mundial em vacinação em massa, há décadas. Além os crimes digitais tiveram uma aumento assustadores no mundo e no Brasil, os discurso de ódio impera nas redes sociais, ideologias racistas, gênero (mulheres e LGBTs) e perseguição a imigrantes prosperam no mundo digital. O Aliciamento de jovens nas profundezas macabras da internet tem , gerado deformações na sexualidade e ampliação de ódio e de radicalização dos mesmos.
Certamente essas aberrações criadas pelo uso intensivo das redes são uma das causas do fenômeno que se intensificou a partir de 2022 no Brasil, "Ataque nas escolas" . Onde dezenas de alunos e professores foram assassinados dentro das escolas, o que assustou a sociedade brasileira. Recentes estudos e investigações policiais indicam a participação de grupos extremistas (ódio) nos ataques as escolas.
Diante do exposto e da urgência dessa temática, leis devem ser aprovadas para delimitar o uso abusivos das redes sociais. Logo A inteligência artificial que tem usos bastante nobres, como na medicina. Tem ser discutida amplamente e criteriosamente pela sociedade brasileira, pois existe um temor real de sua aplicação pelas forcas desagregadoras, o poderia potencializar os efeitos negativos de seu uso em larga escala .
Portanto cabe a nos (seres humanos) a escolha, usaremos a IA como forca agregadora ou desagregadora do processo civilizatório ?
nesta resposta poderíamos altera a trajetória da sociedade humana de maneira irreversível. Império do caos ou a busca minimamente de instabilidade nas relações humanas.