Acredito que um grande passo da IA e contribuição em um país tão marcado pelas disparidades sociais seria na área da educação. Ainda que o ensino seja um processo que vá para além da projeção dos conhecimentos científicos, há de se ter, salvo melhor juízo dos especialistas, um viés de formação do indivíduo enquanto cidadão, capaz de reflexões e inferências, penso que a IA seria útil.
Temos desigualdades na qualidade de ensino por questões diversas, professores com boas e más formações, um território extenso e com as dificuldades e culturas locais.
Em algumas cidades os professores cumulam mais de uma turma, há casos de falta de livros e ferramentais básicos para o alunado. Em suma, acredito que ferramentas de IA poderiam ser utilizadas para tornar mais equitativa e qualificado o ensino das matérias do currículo fundamental e médio para os alunos.
Com isso, poderíamos evitar que, em determinado estado da federação, Município, tenhamos uma avaliação e ensino excelentes, e no mesmo país, realidades de ensino péssimas.
A IA seria um ferramental já disponível para trazer maior equiparação e talvez mais barata para avançar sobre este grande problema no Brasil que é, formação péssima nos ensinos fundamental e médio.