Em parceria com o professor André Dala Possa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), o ITS Rio organizou duas oficinas online com diferentes públicos associados ao setor acadêmico, privado e público sobre a regulação de inteligência artificial no Brasil. A partir de uma metodologia World Café, construímos novas contribuições para a Consulta Pública de IA.
No dia 20 de agosto de 2024, conduzimos a primeira oficina com estudantes e profissionais das áreas de engenharia elétrica.
As perguntas que movimentaram as rodadas de discussão dos participantes foram:
Pergunta 1: Como o estado brasileiro pode fomentar a indústria nacional de IA?
Pergunta 2: Quais os desafios encontrados atualmente pela indústria nacional de IA?
Pergunta 3: Como conectar a indústria de IA com a universidade?
E essas foram algumas das principais contribuições feitas pelo grupo:
Influenciar a formulação de políticas que incentivem a criação de hubs de inovação e parques tecnológicos focados em IA.
Leis de incentivo fiscal de modelos já existentes como os da indústria cultural.
Mais editais orientados à bioquímica farmacêutica e bioinformática com objetivo de desenvolvimento racional de fármacos assistidos por IA.
No dia 03 de setembro de 2024, a segunda oficina foi realizada com um público multissetorial da área de health techs.
As perguntas que movimentaram as rodadas de discussão dos participantes foram:
Pergunta 1: Como fomentar a pesquisa e desenvolvimento nacional de IA e evitar a fuga de cérebros?
Pergunta 2: Como equalizar inovação e a proteção de dados sensíveis?
Pergunta 3: Como o estado brasileiro pode conectar o ecossistema de inovação de IA em saúde e as universidades com o SUS e a rede complementar?
E essas foram algumas das contribuições que surgiram da dinâmica da oficina:
Ampliar os recursos e a acessibilidade de pesquisadores da rede educacional ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
Zerar impostos para aquisição de equipamentos voltados ao desenvolvimento e pesquisa de IA.
Promover a criação de carga horária adequada para professores e garantir a excelência no ensino de IA.
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