Olá. Meu nome é Victor Barone, sou geógrafo do GáveaLab ActionTank e ex-membro do Conselho de Informações Estratégicas da Cidade do Rio.
O uso da análise geoespacial com inteligência artificial pode trazer muitos benefícios, mas também riscos e impactos negativos na distribuição desigual de recursos, agravamento de processos de gentrificação, racismo ambiental, entre outros. Ao pensar a cidade e a GEO IA, há impactos desde o âmbito do planejamento territorial e urbano até os modelos de áreas de risco adotados por empresas que excluem as populações de áreas mais pobres do acesso a serviços.
Sugiro a criação de um tópico dedicado a GEO IA e estou à disposição para colaborar e convidar geógrafos, arquitetos, urbanistas e estudiosos do tema para participar.
Victor, eu acho a ideia muito interessante. Esses são dados que temos em abundância, podem resolver muitos problemas, tem um aspecto de privacidade peculiar, e em muitos casos, nada de dados pessoais ou decisões automatizadas.
Excelente ponto Victor! Urbanismo e AI tem uma conexão importante, mas como você bem levanta, pode agravar vários problemas. Além disso, pode criar análises que ignoram contextos históricos e culturais de comunidades locais. Esse ponto precisa ser pensado e gostei da sugestão de criar um tópico de GEO AI.