Para facilitar a análise dos impactos, sugiro que seja explicitado no texto final a relação, direta ou indireta, da IA com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
top of page
Boas-vindas à Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil.
A primeira fase da Consulta Pública chegou ao fim, mas você ainda pode participar da conversa! Todas as contribuições enviadas até o dia 02 de dezembro de 2024 foram analisadas e serão publicadas em breve no site do ITS.
Você ainda pode compartilhar sua opinião e participar das futuras fases da Consulta. Além disso, pode continuar votando nas proposições que extraímos dessa primeira fase: Área da Saúde - Academia e Movimento Maker
bottom of page
De fato, Robson. Por exemplo, no caso do ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) a IA pode aprimorar a precisão dos modelos climáticos, ajudando a prever e mitigar os impactos das mudanças climáticas. Além disso, pode otimizar o uso de recursos naturais, promovendo práticas sustentáveis e reduzindo a pegada de carbono. Por outro lado, a própria IA também tem um custo energético alto e depende de muitos recursos hídricos. Ou seja, nesse ponto existem desafios e oportunidades. Será que a legislação deve explorar essas questões? O que acha? Que outros tópicos relacionados a ODS apresentam desafios e oportunidades para uso da IA?
Excelente ideia, Robson. Acredito que explicitar a relação dos ODS com o desenvolvimento e as aplicações da IA seria um bom ponto de partida para a elaboração de princípios e regras de uma legislação sobre o tema. A questão da necessidade de criação de novos mecanismos de proteção aos direitos autorais e da Propriedade intelectual em geral, na qual tenho insistido nesta Consulta Pública, poderia ser abordada nos ODS 8, 9, 10, 16 e 17.