Na educação, a inteligência artificial (IA) poderá ser empregada para personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades individuais dos alunos, proporcionar feedbacks instantâneos, identificar lacunas de aprendizagem, desenvolver conteúdos educacionais interativos e acessíveis, além de auxiliar na avaliação de desempenho e na gestão escolar.
No entanto, ao implementar sistemas com IA na educação, governos e instituições privadas ou públicas devem considerar os seguintes aspectos:
A implementação ou utilização de IA não deve substituir integralmente o papel do docente, pois o aspecto humano é fundamental para o processo educacional, incluindo o estímulo à criatividade, a empatia e a interação social.
A implementação ou utilização de IA não deve padronizar o ensino de forma excessiva, ignorando as necessidades individuais das pessoas e limitando a diversidade de abordagens pedagógicas.
A implementação ou utilização de IA não deve reforçar vieses e preconceitos existentes na sociedade, seja na seleção de materiais educacionais, na avaliação de desempenho dos alunos ou na recomendação de cursos e carreiras.
A implementação ou utilização de IA não deve privar os alunos de interações sociais significativas com colegas e professores, essenciais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
A implementação ou utilização de IA não deve gerar dependência tecnológica excessiva, levando as pessoas a confiar exclusivamente em soluções automatizadas sem desenvolver habilidades críticas de pensamento, resolução de problemas e criatividade.
A implementação ou utilização de IA não deve violar a privacidade das pessoas, seja coletando dados pessoais sem consentimento adequado ou compartilhando informações sensíveis sem proteção adequada.
A implementação ou utilização de IA não deve ignorar as necessidades especiais das pessoas, incluindo aqueles com deficiências físicas, cognitivas ou emocionais, garantindo que as soluções tecnológicas sejam acessíveis e inclusivas para todas as pessoas.
A implementação ou utilização de IA não deve fomentar uma cultura de competição exacerbada entre as pessoas, priorizando resultados quantitativos em detrimento do bem-estar emocional e do desenvolvimento integral das pessoas no ensino.
A implementação ou utilização de IA não deve perpetuar desigualdades socioeconômicas no acesso à educação, garantindo que as soluções tecnológicas sejam acessíveis e equitativas para toda sociedade, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica.
A implementação ou utilização de IA não deve desumanizar o ambiente educacional, transformando-o em um espaço impessoal e mecanizado, onde a relação entre docente e discente é substituída por interações puramente tecnológicas.
Minha maior preocupação é o setor inteiro estar posicionado como "alto risco". Os custos para inovação se tornam altos potencialmente concentrando as possibilidades de inovação em grandes empresas que possuem capacidade de custear as comprovações necessárias. Parece-me necessário haver provisões para que, nestes setores considerados como "alto risco" organizações com potencial de impactos de curto prazo distintos tenham tratamentos distintos. E para sermos capazes de desenvolver uma forma de discernir, com os próprios casos de uso ocorrendo ao longo do tempo, o que, dentro dos setores, efetivamente é alto risco ou não